27 de jun. de 2010

VISAGISMO II

Tipos de Face
Como vimos, um corte exige mais do que o simples ato de cortar. Com ele, podemos alterar, para melhor ou pior, a fisionomia, visto que os cabelos funcionam como uma espécie de moldura para o rosto. Também já sabemos que o formato do rosto é muito importante para definir o tipo de corte ideal.
Se você tem dificuldades de identificar o tipo de rosto olhando diretamente para ele, será possível olhar pelo espelho e traçar uma linha contornando a face.



Oval - Considerado o formato ideal. Por ser harmônico, fica bem com tudo, desde o clássico 'channel ' até o moderno despenteado. As pessoas que possuem esse tipo, exploram suas linhas perfeitas, evitando cortes pesado em direção à face, franjas retas e outros cortes que escondem mais o rosto. Também podem ser explorados em cortes curtos desfiados.



Quadrado - Rosto largo, testa e queixos acentuados. As mandíbulas são mais largas que os demais tipos de rosto e, em alguns casos, chegam a ser comparar às maçãs da face. No rosto quadrado é como se houvesse linhas retas no contorno do rosto. Cabelos longos e ondulados são ideais para esse tipo de rosto. Cortes com as pontas viradas em direção à face, com fios desfiados ou cortes médios e desconexos também caem muito bem. O 'channel ' desconexo também é outra boa opção.


Redondo - Rosto com queixo arredondado e têmporas largas, passando a impressão de que a pessoa está sempre muito acima do peso. As bochechas generosas enfatizam ainda mais esse tipo de face. Para ele, é indicado um cabelo mais longo, com um leve ' degradê ' ao redor da face. Pode-se também criar um visual desconexo, com um leve arredondado em direção ao comprimento. Para os que preferem um corte curto, é preciso ter certos cuidados. Não faça cortes com volume lateral. Prefira os desconexos (rajado, farpeado e desfiado). É necessário que aumente o volume no alto da cabeça. Explore as costeletas e a nuca desfiada para suavizar a aparência arredondada.


Triangular (ou Coração) - Também conhecido como triângulo invertido. A testa é mais larga e vai se estreitando em direção ao queixo. Para um maior equilíbrio, é indicado um corte na altura dos ombros, repicado em direção ao maxiliar, disfarçando a angulosidade do queixo. Evite os cabelos curtos e penteados puxados para trás, principalmente se possuir testa longa. Para os cabelos lisos, os cortes desconexos com franjas soltas caem bem.
• Evite fios grudados no alto da cabeça, cabelos penteados para dentro, penteados com riscas ao meio e franjas muito curtas, pois dão a impressão que a testa é ainda mais larga.


Retangular - Este tipo de face possui aspecto longilíneo, enfatizando a distância entre a testa e o queixo. São indicados franjas desconexas para suavizar o comprimento do rosto, e cortes com volume na altura do maxiliar. É importante evitar cabelos fios retos e longos, com fios grudados na cabeça. Eles destacam o formato alongado do rosto. Quanto mais camadas laterais este cabelo possuir em movimento para trás, melhor será para suavizar as expressões marcantes deste tipo de rosto.


Pêra - acrescente volume acima da linha dos maxilares
O rosto pêra caracteriza-se por uma testa pequena e estreita e uma linha de maxilares largos e arredondados.
O volume deve se concentrar da altura dos olhos até a coroa da cabeça. O cabelo deve ser baixo nas laterais e na nuca.



Losango
- reduza volume das laterais
O rosto losango tem queixo e testa estreitas com maças do rosto largas. Esse tipo de rosto pede laterais baixas e volume na altura do queixo. O corte tipo channel funciona muito bem com esse formato. Evite estilos que aumentem a altura no alto da cabeça ou volume nas laterais.
Use mechas ou franja para disfarçar a testa estreita.


Diamante - Mandíbula pequena e maçã do rosto proeminente são características desse tipo de rosto. O que mais se destaca são as bochechas. Os cortes retos na altura dos ombros são ótimos; os cortes médios apresentarão melhores resultados. Nunca use penteados carregados demais.




Livros de Visagismo:

• Visagismo Integrado:
identidade, estilo e beleza

• Visagismo Harmonia e Estética


site VISAGISMO


Um comentário:

Adriana disse...

Oi eu gostaria de saber como faco para saber de fato qual o formato do meu rosto....eu olho no espelho mes nao consigo chegar em uma conclusão...fico entre o rosto redondo e oval....vc pode me ajudar?