23 de ago. de 2010

Mitos e Verdades do Cabelo

Dizem que… a cerveja e o limão são muito bons para o cabelo… Usar ovo cru no cabelo poroso é excelente para hidratá-lo… Conheça os mitos e verdades do cabelo!

Mito: Cerveja e limão são muito bons para o cabelo
Verdade: Utilize-os quando quiser preparar uma caipirinha, porque estes ingredientes não são nada bons como tratamento capilar; ao contrário, se você os aplica diretamente, ressecam o couro cabeludo e as fibras do cabelo. É melhor incluí-los apenas na sua dieta.

Mito: Ovo cru no cabelo poroso é excelente para hidratá-lo

Verdade: A lecitina da gema do ovo protege contra a desidratação, mas ao lavar o cabelo o resultado não é nada positivo, pois a clara se adere de tal forma que é quase impossível retirá-la. É melhor incluir o ovo apenas em sua dieta e não em seu ritual de beleza.

Mito: Máscara de iogurte no cabelo o deixará sedoso

Verdade: O iogurte é muito bom para o cuidado do cabelo, mas não quando aplicado sobre ele, e sim como parte de sua alimentação diária porque acrescenta proteínas importantes à dieta.

Mito: Basta tomar dois litros de água por dia que se consegue um cabelo brilhante e radiante

Verdade: A água ajuda a manter a pele saudável e jovem já que proporciona a renovação celular e também colabora para a beleza dos fios. No entanto, você deve ter uma alimentação equilibrada, com proteínas, vitaminas, carboidratos e gorduras, pois a água por si só não tem todos os nutrientes necessários para seu corpo, pele e cabelos.

Mito: Pentear o cabelo cem vezes por dia é benéfico

Verdade: Pentear em excesso pode fazer com que o cabelo se quebre, caia e perca seus óleos naturais deixando-o seco e opaco. Por isso você deve penteá-lo somente quando for necessário ou 1 vez ao dia, antes de dormir.

Mito: Devemos trocar de shampoo de vez em quando.

Verdade: Muitas pessoas sentem que devem trocar de shampoo regularmente porque o cabelo se acostuma a ele, mas nem sempre é assim; é mais importante encontrar um shampoo adequado para seu tipo de cabelo.

Mito: Produtos 2 em 1 oferecem os mesmos resultados de produtos separados.

Verdade: O shampoo/condicionador 2 em 1 deve ser utilizado quando você quer seu cabelo leve e macio mas não dispõe de muito tempo. A melhor alternativa é utilizá-los separadamente para obter um ótimo resultado e todos os diferentes benefícios dos 2 produtos.

Mito: Só devo utilizar o condicionador uma vez por semana.

Verdade: O condicionador deve ser aplicado sempre que você utiliza o shampoo, pois ele é responsável por fechar as escamas, hidratar e reparar os fios, deixando-o saudável, fácil de controlar e brilhante.

Mito: Utilizar espumas, sprays ou gel pode danificar o cabelo.

Verdade: Estes produtos são bons para conseguir um determinado visual, mas depois são eliminados quando lavamos o cabelo.

Mito: Tingir constantemente deixa os cabelos brancos.

Verdade: O processo de despigmentação é independente ao de coloração; a perda de pigmentos ocorre com o passar do tempo e é hereditária, não é causada pela tintura.

Mito: O condicionador deixa o cabelo oleoso.

Verdade: Quando o cabelo fica oleoso é porque você está utilizando o condicionador de maneira inadequada. Ele deve ser aplicado a partir da metade do cabelo até as pontas, nunca na raiz.

Um comentário:

Suelen disse...

Adorei saber esses mitos e verdades, nao sabia desta de tingir muito deixa o cabelo branco mais rapido ehhehe
bjuss