1 de set. de 2010

Hidratação em casa

O segredo para ter cabelos sedosos, brilhantes e saudáveis é mantê-los sempre hidratados. São tantas as agressões que os fios sofrem diariamente, que todo o cuidado para domá-los é necessário. “Uma boa hidratação ajuda reduzir frizz e o ressecamento”, diz o cabeleireiro Maykon Cardozo. Sylvio Rezende, também cabeleireiro, concorda e explica que fazer hidratação em casa toda semana ajuda a repor nutrientes naturais que nosso cabelo perde, como sais, melanina, e colágeno.

Apesar dos benefícios, o dermatologista Newton Morais alerta que cuidar dos cabelos em casa não é o suficiente para os fios muito danificados. “A hidratação caseira é leve, mas suficiente só para cabelos em bom estado, saudáveis. Já os danificados necessitam da reconstrução dos fios, que deve ser feita em salões, pois repõe a queratina, importantíssimo na formação deles, ácidos graxos essenciais e anti-oxidantes, além dos hidratantes". Ele explica que, no salão, “além de você estar sendo orientada por profissionais, também dispõem de aparelhos de últimas gerações, que influenciam na hora de potencializar qualquer tipo de produto,” lembra Cardozo.

Fios oleosos

Para evitar que fiquem pesados e com aspecto engordurado, o uso de hidratantes em cabelos oleosos deve ter alguns cuidados:

- Use os produtos sempre do comprimento para as pontas, nunca na raiz
- Evite toucas térmicas, pois o calor estimula as glândulas sebáceas
- Evite lavá-los com água quente
- Durante o banho, evite massagear muito a cabeça, fazendo movimentos leves com as pontas dos dedos
- Mantenha sempre o secador com uma distância mínima de 15 centímetros
- Use leave-in e finalizadores somente nas pontas
- Evite usar ceras modeladoras e géis

Cabelos crespos

Geralmente os cabelos crespos e cacheados são mais danificados e requer cuidados especiais e tratamentos intensivos. O resultado são cachos mais definidos e o volume domado. Cardozo garante que as donas de fios enrolados devem lavá-los no máximo três vezes por semana, pois a própria oleosidade natural ajuda a manter os fios mais hidratados. Cauterizações e reconstruções, principalmente feitas em salões e com bons produtos, são indispensáveis, segundo o dermatologista Morais.

Hidrate em casa

- Use um shampoo hidratante ou de limpeza profunda, para abrir as escamas do cabelo. Rezende aconselha a dividir o processo em duas etapas: primeiro lave apenas o couro cabeludo, para tirar a oleosidade e resíduos de produtos, em seguida, aplique o shampoo no restante do cabelo, para limpa-los da poluição em geral
- Retire o excesso de água e aplique a máscara de tratamento intensivo apenas na extensão dos fios e massageie. O cabeleireiro alerta para não usar cremes no couro cabeludo, visto que a região já possui uma oleosidade natural e que deve ser mantida
- Para potencializar o resultado, use a touca térmica, papel filme ou alumínio. Não ultrapassar mais vinte minutos
- Por último, enxágue bem os fios e finalize com um leave-in próprio ao seu tipo de cabelo, respeitando a quantidade para não pesar nos fios
- O condicionador é o trivial de todos os dias, lembra a cabelereira Adda Pereira. Já a máscara de tratamento deve ser usada uma vez por semana. O leave-in pode ser aplicado sempre que lavar o cabelo, isto é, sempre no comprimento e nunca no couro cabeludo.

Nenhum comentário: