2 de jan. de 2012

Informação: A verdade sobre a Escova de Cisteína

Estava vendo blogs, e sabe que ando meia sem tempo de ver jornal, achei super interessante as pessoas saberem o que estão por trás dos produtos lançados por aí.

Uma nova moda de alisar os cabelos, a escova de carbocisteína lembra à de formol, inclusive nos efeitos e perigos. Com a falsa promessa de alisar os fios, reduzir sensivelmente o volume, hidratar e dar brilho, ela pode causar sérios danos à saúde, alertam dermatologistas e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Primeiro é impossível alisar com cisteína; um aminoácido. E o mais grave; em vez desta substância, esteticistas aplicam um primo menos conhecido do formol: o glutaraldeído, vulgo glutaral, que também causa ardência nos olhos, queimação e danifica os cabelos, e aumenta o risco de câncer.
O formol e o glutaral (da família aldeídos) alteram o DNA, elevando o risco de leucemia, tumores de sistemas respiratório e nervoso central, falhas de memória, dificuldade de movimentos e infertilidade, alerta Maria Fernanda Gavazzoni, professora da pós-graduação em dermatologia do Instituto Professor Azulay na Santa Casa de Misericórdia do Rio e da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela afirma que a escova de carbocisteína é um engodo.
Isso porque os cabelos são constituídos de proteína: a queratina, que contém a cisteína; que deixa os fios enrolados. Portanto, escova de carbocisteína é só uma isca, diz. Esta substância pode servir, por exemplo, para farmacêuticos fazerem droga expectorante; nunca para alisar.
- A carbocisteína está em xarope de criança. Cabeleireiros pegaram este nome emprestado e inventaram uma escova que não existe - avisa Fernanda. - O que se vê é o glutaral, usado em hospitais como microbicida e até em baias de cavalos.
Ou seja, o glutaral age igual ao formol; não atua na queratina e, portanto, não é um alisante. Apenas impermeabiliza o cabelo alisado através do secador, impedindo que ele volte a absorver a umidade.
- Só que o cabelo fica danificado, quebradiço - diz.
Tratamento requer cuidado semanal
É difícil saber o que o cabeleireiro está aplicando; nem todos os produtos ardem nos olhos ou têm mau cheiro. Uma dica é olhar o frasco. Em vez de dose única, como a maioria das substâncias aprovadas, o glutaral vem em recipientes grandes. Com um frasco, que custa cerca de R$ 700, é possível fazer 20 escovas, a R$ 300.
Outros ditos "alisantes" que não existem é hidróxido de amônio e queratina líquida, alerta Fernanda. Os aprovados pela Anvisa são ácido tioglicólico, hidróxidos de sódio; de lítio, guanidina e cálcio. Ela chama a atenção para um detalhe: clientes com cabelo clareado artificialmente devem evitar alisar, mesmo com os produtos aprovados, porque fios descoloridos se quebram ainda mais:
- Tentar ficar loura e de cabelo liso só estraga os fios.
Dudu Meckelburg, do HBD SPA, também alerta para o risco de alisar cabelo com produtos de procedência duvidosa.
- Evite fórmulas receita de bolo, usadas na mesma dose para todos. A dosagem deve ser individual - afirma Dudu, que sugere tioglicolato de amônia, que permite dosagem precisa, efeito natural; porém é necessária manutenção semanal, que inclui hidratação.
Uma dica depois de alisar, para quem não pode ir ao salão com frequência, é aplicar o vinagre de maçã, ensina.
- Use duas colheres de sopa num copo com água e aplique a mistura, deixando por cinco a dez minutos. Isto ajuda a neutralizar a química do alisamento. Não fique penteando os fios em vários sentidos e faça a reposição de proteína semanalmente.

Fonte: Globo

40 comentários:

Mary disse...

qualquer escova pode ser engodo nas mãos de gente inescrupolosa, não acha? Bem, eu fiz a tal escova de cisteína. Nos primeiros dias alisou, mas logo o cabelo ficou ondulado, bem menos, mais maleável, sem volume, ou seja, muito bom. Logo após a aplicação achei o cabelo muito sem volume, com aparência ensebada mesmo, precisei lavar todos os dias, até que um mês depois o cabelo ficou do jeito que eu queria. Não alisa totalmente e definitivo, pode durar até 6 meses diminuindo progressivamente o efeito relaxado. Quando li o seu blog, pedi para o meu cunhado, que é bioquímico analisar em seu laboratório, pois pedi a ela uma garrafinha com o tal produto. Não tem essa tal substância que vc mencionou, nem Formol, tinha em grande quantidade a cistéina e queratina, e alguns cremes de fórmulas comuns, o que deu pra perceber é que o produto na verdade é um poderoso hidratante, tanto que foi por isso que ficou liso da primeira vez. Bom, achei mesmo uma loucura a tal cabeleira fazer essa escova em gestantes e crianças, seria muito risco e eu mesma a teria denunciado. Como meu cabelo estava com queda devido a um medicamento que usava, ela mesma não quis fazer a escova progressiva tradicional e aconselhou a de cisteína. Após o teste da mecha decide fazer e não me arrependi, o cabelo parece super bem cuidado, não repeti ainda e já tem 7 meses. A unica coisa que desaconselho é fazer em cabelos oleosos, deve ficar um sebo!
Também percebi que a cor de meu cabelo, que estava totalmente sem tintura, ficou um tom mais claro, meio avermelhado. Ela falou que igaul a todas as demais progressivas, o cabelo tingido perde um tom ou mais da cor. Mas que, tirando isso, é compatível com os demais procedimentos. Beijos

Anônimo disse...

Não concordo com a afirmação de que este produto tenha algo similar ao formol, pois eu faço escova de cisteína no salão Espaço Feminino http://www.espacofeminino.tk e tem de várias marcas (Vitaderm, Lola, etc). Eu recomendo este salão que fica no Rio da Prata de Bangu. A cabeleireira é excelente, o atendimento personalisado e eles são superatenciosos. Nunca me senti tão bem em um salão de beleza, como lá, parece até que estou em casa de tão bem atendida que fui. Recomendo. Parabéns pelo reconhecimento da cisteina é excelente e não faz mal a saude coomo o formol faz. Ah, os cabelos, os meus ficaram lisinhos e com um brilho maravilhosos, supermacios e tratados. Adorei…

Anônimo disse...

a escova de cisteina é utilizada apenas para ABAIXAR o volume do cabelo e nao para alisar.eu faço e recomendo

Anônimo disse...

Voce cometeu alguns erros em sitar sobre o produto de cisteina, ele e sem formol de ph baixo e amino acidos , o que acontece ele altera 2 tons mais claros nas cores de cabelos tingidos (avermelhados e loiros) por ter um ph baixo (acido)Existem fabricantes que colocam formol dizendo que e carbocisteina precisem estar atenta o formol tem cheiro peculiar a cisteina nao chera apenas a essencia de perfume colocada.Nao concordo c o que vc sitou a empresa que desenvolveu a cisteina e uma empresa idonia industria de cosmeticos a muito tempo atuando no mercado c parceria c internacional

Anônimo disse...

NÃO SEI O QUE DIZER SOBRE ISSO PIS FAÇO USO DA CISTEÍNA E NÃO SINTO NENHUM CHEIRO, E MEU CABELO FICOU 8 MESES MUITO BOM.AOS POUCOS VAI SAINDO E FICANDO ONDULADO.PRECISO LER EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA COMPROVAR SE ISSO QUE VC ESTÁ DIZENDO REALMETE É VERDADE.

PEDRO JUNIOR disse...

VC É DOIDA!!! RSRS.. ESTUDEI BASTANTE E ACHO Q VC COMETEU VARIOS EQUIVÓCOS!

Anônimo disse...

Uzei cisteina e meu comesou acai. O q fazer

Anônimo disse...

Uzei cristeina eo meu cabelo esta caindo

Carla disse...

A escova de cisteína é para diminuir o volume do cabelo e não propriamente alisar. Realmente clareia o cabelo em quase dois tons, facilmente corrigido com um tonalizante ou tintura.Faz dois anos que aplico no meu cabelo, com intervalo de 4 meses e simplesmente adoro. Foi a melhor invenção cosmética dos últimos tempos.

Carla disse...

A escova de cisteína é para diminuir o volume do cabelo e não propriamente alisar. Realmente clareia o cabelo em quase dois tons, facilmente corrigido com um tonalizante ou tintura.Faz dois anos que aplico no meu cabelo, com intervalo de 4 meses e simplesmente adoro. Foi a melhor invenção cosmética dos últimos tempos.

Anônimo disse...

Vejo que a maioria ainda é e continua desinformada, erros grosseiros de português indicam o tipo de profissional e cliente que temos por Brasil afora. A maioria são representantes que não se preocupam com a saúde alheia.Isso não é opinião são fatos, se quiserem saber mais sobre o artigo leiam:
http://drgustavovieira.site.med.br/index.asp?PageName=Not-EDcias-20sobre-20dermatologia-20e-20est-E9tica e http://oglobo.globo.com/saude/escova-de-aminoacido-ineficaz-sua-formula-esconde-substancias-perigosas-que-podem-ate-causar-canceres-2712398

marta fleischimberg disse...

...o roto falando do remendado...kkk

Anônimo disse...

A escova de cisteina esta aprovada pela Anvisa .

andre diego b. ferreira disse...

acredito que a cisteína pode ser disfaçada mas passada em branco, pois desbota o tom de loiro para acobreado e vermelho para alaranjado e a respeito do formaldeído, a composição do folmol é uma e do aldeído é outra pois quando combinada o formol e aldeído tem fragrancia, então formol é o ativo e aldeído é o conservante com fragrancia, não confunda e nem considere composições manipuladas fora.então os aldeídos ao contrario do que dizem é um conservante com fragrancia, pesquisem sobre butylphenyl methylpropional e amyl cinnamal são dois conservantes diferentes com fragrancias diferentes.

andré diego bernardes
manaus Am
\Designer Hair /Técnico.

Unknown disse...

Grávida de 3 meses pode usar?
??

Anônimo disse...

Realmente existem profissionais competentes e dignos, e outros não, mas daí a taxar os indignos de ESTETICISTAS, é uma falta de respeito aos profissionais dignos e capacitados. Sem dizer que dentre as funções do Profissional Esteticista, não constam o alisamento de cabelos.

Anônimo disse...

hã,cisteina não arde os olhos,nem dói
dói?

Anônimo disse...

Utilizo a cisteina no meu cabelo a um ano. Adorei o resultado, ela reduz volume e deixa os cabelos mais disciplinados, principalmente comigo que tenho mechas claras. A marca do produto que uso eh da OZY Cosmeticos.com.br e chama-se RTC-Reestruturacao Termica Cisteina.

Anônimo disse...

Gente de fato não sei mais o que fazer, qnto menos dizer! Qndo surgiu a milagrosa escova de eu fiz...03 vezes imaginando q seria seguro, pois, não imaginei que seria liberado p/ utilizar numa boa algo que fosse tão prejudicial à saúde, e que inclusive os salões mais conceituados adeririam sem pestanejar.
Enfim, eis que proíbem e nós, simples mortais só descobrimos após algumas mortes e cânceres constatados!
Foi aí que voltei ao relaxamento comun, apesar d achar q agredía um pouco os fios. Então, em pouco tempo surgiram zilhões de escovas d todos ativos já vistos e não vistos tb rsrsrs.
Foi aí que conhecí essa bendita escova de cisteína ou carbocisteína. Fiz no salão 02 vezes, mas a única coisa que notei além d uma redução mto discreta nas ondas foi meu cabelo laranja e eu tendo q aplicar outra química em cima p/ voltar ao quase normal. Comprei então em uma perfumaria p/ consumidores comuns a ZENE Progress. Esta achei c/ cheiro forte e enjoativo demais, mas c/ efeito um pouco mais notável. Achei estranho um produto vendido sem qualquer prescrição ou cuidado ter efeito melhor que o do salão. Desconfiada de que tivesse formol escondido entre aqueles nomes complicados, liguei na Empresa e me disseram que o princípio ativo é o Silicone e que eu não precisava me preocupar. Mas, eu me preocupei sim, afinal será que o atendente tinha uma formação específica p/ me garantir aquela informação?! Eu não sei nem c/ quem eu estava falando...desistí desta, pois, não dava mesmo p/ continuar encarando aquele cheiro.
Decidi fazer uma à base de álcool num salão de confiança, não tinha cheiro, mas o couro cabeludo e os olhos arderam bastante!
Agora lançaram a Escova de Cisteína da Amend. Tb já utilizei, e nesta semana...não liguei na Empresa rsrs mas é difícil acreditar que não tenha formol, pois minha chapinha não é profissional, eu fiz em mim mesma, tenho cabelo crespo e ficou lisão, ahhh desbotou total tb!
O cheiro que fica nas mãos, no travesseiro mesmo depois do cabelo enxaguado é bem parecido c/ cheiro da Zene, porém, um pouco menos forte, e não tenho certeza, mas parece que lembra formol. Esta não arde os olhos, mas o canal nasal, boca e garganta ressecam tanto que tive que parar no meio do processo p/ tomar bastante água e voltar a fazer.
Contudo, tenho percebido uma coisa em todas estas escovas desde à primeira...sinto que o efeito é mesmo impermeabilizante. Pq qndo lavamos, apesar de molhar parece q o cabelo não absorve água d jeito nenhum. Eu cuido bastante, mas a tendência é o fio ficar sem vida, endurecido e tendencioso à quebra. E qndo saio em um dia d sol, sinto os fios mais secos ainda, parecendo um cabelo plastificado gritando urgente por água! Mesmo qndo vai saindo, o cabelo nunca mais volta a ser o mesmo, algumas ondas até voltam, mas é sempre sem vida!
Se eu tivesse cteza de que esta da Amend não é prejudicial à saúde, eu continuaria utilizando apesar de não ter exatamente o efeito que eu gostaria, mas por ser mais fácil de fazer em casa, sair bem mais barato, dá menos trabalho p/ arrumar p/ trabalhar.
Mas, acho q vou novamente voltar ao relaxamento comun, pois, estou com medo de em um futuro não mto distante, nos informarem de que tb é cancerígeno!!!

Claudia disse...

a cisteína pra mim foi muito boa, pois alisei meu cabelo com amônia e ele quebrou muiitooooo, e o que está me salvando é a cisteína, porque a cisteína alisa meu cabelo, deixa mole, e não danifica.
algumas cabeleireiras já me falaram que a cisteína não é compatível com nenhum alisamento.
eu não sei se isso é verdade, porque eu fazia cisteína depois do relaxamento com amônia e o cabelo ficava lindo.

agora já vai fazer 06 meses que não aliso mais meu cabelo, só faço a cisteína, e enquanto ele estiver se dando bem, não uso mais alisante nele.

Anônimo disse...

Nossa, nada a ver esse artigo, eu uso escova de L'cisteína e é ótimo! Recomendo pra todas, no início o cabelo fica bem lisinho e macio e com o passar do tempo quando o alisamento vai acabando ele continua macio nem parece aquelas químicas convencionais que a gente faz no salão e que o cabelo fica com cheiro forte e com aparencia de alisado a força, pra quem sabe fazer direitinho o cabelo fica super natural sem contar que não tem cheiro forte de química, o único problema é que clareia bastante o tom do cabelo, mas é muito bom! Recomendo!

Elisabeth disse...

Estou totalmente de acordo com vc. Só um detalhe: Nós, profissionais da área da beleza, não fabricamos! Somos tão consumidores quanto nossos clientes . Onde está a Anvisa ?? Que permite tais produtos serem comercializados?! Sou cabeleireira e técnica em produtos profissionais e fico indignada de sermos responsabilizadas por erros e falhas de empresas grandes que conseguem colocar produtos perigosos à saúde com o consentimento da Anvisa etc...

Regiane disse...

Nada ver seu Post,faço uso da cisteina para alisar meus cabelos há 2 anos com intervalos de 4 á 5 meses e só tenho obtido bons resultados; como cabelo liso sim mas e preciso a manutenção pois a cada lavagem e como se o produto fosse saindo do cabelo por isso reaplico o produto claro que de uma determinada empresa e mais meus cabelos estão crescendo consideravelmente coisa que descobri a pouco tempo que pelo uso da cisteina.

Unknown disse...

Olha querida, eu fiz essa escova e, ao contrario do que voce disse ai, nao causa ardência nos olhos, a fumaça nao tem cheiro ruim e nem aquele "gosto". Ela alisou muito mais meus cabelos, tirou muito mais o volume e ainda deu uma clareada. Beijos.

Ministerio Geração Eleita disse...

Eu usei com 5 mêses de gravidez,não aconteceu nada e meu cabelo está ótimo,super tratado e sem volume...

ritinha disse...

usei e meu cabelo ta todo quebradiço vou ter que corta tudo.

ritinha disse...

usei e meu cabelo ta todo quebradiço vou ter que corta tudo.

Carol disse...

Usei durante 1 ano, pensando ser inofensiva. Mas foi bem pior que formol. Deixou meu loiro laranja, faz um ano q tento tirar esse tom e nada. Afinou absurdamente e deixa o couro cabeludo com cheiro horrível. O comprimento do meu cabelo parece morto.

Anonimo disse...

Bem, você se enganou quando disse que muda o dna ou age nele.Felizmente isso não é possível, o que se passa é uma alteração metabólica no organismo, ai sim o formol pode causar ou desencadear essa doenças e mais algumas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

gente usei e amei ficou muito bom no meu cabelo simplesmente belo inigualável, a outros produtos aprovo como cliente.

TalitaDBatista disse...

Você está totalmente equivocada. A escova progressiva com formol causa sérios danos ao cabelo e à saúde. A cisteína NÃO é para alisar o cabelo mesmo, desnecessário tudo o que disse! Faço a cisteína há anos e anos, e foi a melhor coisa que já inventaram! Ela apenas tira o volume doa cabelos, dura no máximo 3 meses, deixa os cabelos brilhantes, macios, e como sou ruiva natural, deixa o meu cabelo com um vermelho bem mais vivo!
Ela NÃO tem cheiro ruim, pelo jeito como fala é óbvio que nunca usou para saber. O cheiro é de creme, muito mais gostoso que os shampoos, é delicioso, e não arde o olho coisa nenhuma!
A única coisa que faz é coçar a cabeça enquanto o produto está sendo aplicado. Mas depois de lavado fica tudo normal!
Não vivo sem a cisteína! Deixa meu cabelo perfeito! Tira todo o frizz, deixa brilhante e a cor viva. Recomendo a todas!
Desculpe-me a falta de educação, mas preciso ser honesta, você é muito burra!

Unknown disse...

Olha quem está falando em erros .rs

Anônimo disse...

Nossa quanta desinformação ,antes de publicar algo assim você deveria estudar melhor o assunto que esta abordando ,a carbocisteína não é nociva à saúde tanto que os produtos que à contém associadas a um ácido (acético) por exemplo ,tem classificação grau 1 da anvisa.

Unknown disse...

Já fiz pela segunda vez e adorei!! O efeito é maravilhoso. Depois de cinco meses meu cabelo foi liberando o produto naturalmente, não foi como a escova de formol que deixava meu cabelo ressecado e quebradiço quando sai o efeito. A de cisteína, além do brilho, deixa o cabelo bem solto e hidratado.

Unknown disse...

Você poderia dizer qual produto usa no seu cabelo .?

May Mary disse...

Pode estar caindo por outros motivos, não pela Cisteina

May Mary disse...

Pode estar caindo por outros motivos, não pela Cisteina

Unknown disse...

Bom uso cisteina há anos e amo, meus cabelos são liso e com balanço, faço eu mesma, uso da tutanat, o que é dificil é a aplicação porque ela é pesada demais, termino a escovação exausta rsrsrrs! Prancho 10 vezes cada mecha e ficam lindos por 4 meses, quanto a cor realmente tive que abrir mão do loiro, pois carbocisteina é indicado para cabelos castanhos ou acobreados neste o tom fica divino, hoje uso loiro claro acobreado e a cisteina só deixa a cor mais bonita e só minha, todos elogiam a cor kkk

Deda.beta disse...

Olá, me chamo Roberta, tenho 42 e tinha meus cabelos loiros, super hidratados e cacheados. Resolvi fazer luzes invertidas, passaram castanho escuro nas luzes, porém, na hora da lavagem, a parte clara chumbou, ficou azul. Isso não era um problema pra mim, mas a técnica em colormetria viu no início da escovação que meu cabelo estava azulado.
Ela me mandou de volta para o lavatório e mandou passar shampoo detox com gloss. Eu perguntei o que era esse gloss e me disseram que era um produto para tirar a cor azul das mechas. Fiquei tranquila, passaram e o produto agiu por 10 minutos. Enxaguaram e fizeram escova com muita dificuldade, quando levantei meu cabelo estava com aspecto de que passou laquê e endureceu.me deram produtos e disseram que eu estava linda, mas ao sair no tempo, o cabelo começou a embolar na raiz e comprimento. Descobri no outro dia que esse gloss era na verdade o Exxa da salon line, e em sua fórmula tinha cisteína. Me ajude, meu cabelo está extremamente fino, quebradiços e caindo muito, além de estar enroscando até a raiz, o que Devo fazer?