10 de jul. de 2010

12 dicas para dores menstruais ou dismenorréia

São muitas as mulheres que sofrem de dores menstruais, a maior parte delas desnecessariamente, já que muitas são as dicas que podem ajudar a aliviar este martírio mensal.
O que são as dores menstruais ou dismenorreia?

As dores menstruais, ou dismenorreia como são medicamente conhecidas, são um problema de origem química. Mensalmente, a parte que reveste o útero absorve certos químicos, as prostaglandinas. Estes químicos ajudam o músculo do útero a fazer contracções, permitindo que tecidos e fluidos sejam expulsos durante a menstruação. Quando estes químicos existem em excesso, provocam cólicas que afectam certas mulheres, umas mais que outras.
Aqui vão algumas sugestões para as mulheres que padecem das tão indesejadas dores menstruais:

* Alimentação cuidada:
O corpo humano é uma fábrica, onde os químicos regem todo o seu funcionamento. Qualquer desequilíbrio, de excesso ou carência de químicos, produzem efeitos negativos. Existem por isso certas atitudes alimentares que podem fazer com que sofra menos, inclusive, que tenha menos dores menstruais. Tente evitar o sal e os doces e opte por ingerir mais vegetais, frutas, peixe e carnes brancas, como o frango por exemplo. Faça um maior número de refeições mais leves, em vez de menos refeições mais pesadas.

* Reforce o seu corpo com cálcio, magnésio e potássio:
Os minerais, como o cálcio, magnésio e potássio, têm um papel fundamental no alívio das dores menstruais. Estudos mostram que mulheres que tomam suplementos de cálcio têm menos dores menstruais que aquelas que não o tomam. O magnésio tem a sua importância na medida em que ajuda o corpo a absorver o cálcio mais facilmente. Sugere-se por isso, que haja um aumento do
reforço destes minerais, durante o período menstrual.


* Ingira vitaminas:

Um suplemento vitamínico, tomado duas vezes por dia, após as refeições, é mais uma arma no combate às tão indesejadas dores menstruais.

* Corte completamente no álcool:

Se costuma reter água durante o período, beber bebidas alcoólicas só irá agravar a situação. Evite ingerir bebidas com álcool e se o fizer opte por bebidas com baixo teor de álcool.

* Não tome diuréticos:

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, tomar diuréticos não acalmam as dores durante o período, muito pelo contrário, já que estes fazem com que minerais importantes, já falados anteriormente, sejam eliminados do organismo. É muito mais importante reduzir o sal e o álcool, substâncias que fazem com que a água do organismo fique retida.

* Faça um banho mineral:

Encha a banheira de água quente e junte-lhe duas ou três mãos de sal marinho, juntamente com fermento em pó. Relaxe neste banho durante cerca de vinte minutos, enquanto relaxa e descontrai os músculos, aliviando as dores do período.

* Mantenha-se quente:

Os músculos ficam mais descontraídos na presença do calor. Mantenha a zona do abdómen quente, colocando por exemplo, uma botija de água quente nessa zona, durante alguns minutos de cada vez. Beber chá de ervas ou limonada quente também ajuda.

* Caminhe num passo rápido:

Fazer exercício moderado, como caminhadas em passo rápido, ajudará a ultrapassar as dores no período menstrual. Faça-o principalmente, antes do período menstrual.

* Faça Ioga:

Exercícios de ioga são muito benéficos para muitos aspectos da saúde, podendo também aliviar as dores do período também. Faça por exemplo este exercício: Coloque-se de joelhos no chão e sente-se sobre os calcanhares. Desloque a fronte até ao chão e pouse os braços também no chão, paralelos ao corpo. Feche os olhos e fique nessa posição enquanto se mantiver confortável.

* Faça amor:

Praticar sexo, com orgasmo, alivia as dores. Os movimentos dos músculos afasta o sangue dos órgãos com dor, aliviando as dores.

* Tome aspirina:

A aspirina é um remédio eficaz para aliviar as dores. Comprimidos com ibuprofeno ou acetaminofeno também são muito eficazes no combate às dores menstruais. Tome-os com leite e evite fazê-lo com o estômago vazio.

* Massagens nos pés:

Uma forma alternativa de combater as dores menstruais, são massagens nos pés. Procure pelas depressões que ficam por cima do calcanhar e exerça pressão com as pontas dos dedos, durante alguns minutos em cada pé. Passe ainda com os dedos nas partes laterais do tendão de Aquiles, deslocando os dedos no sentido da barriga da perna.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Flor, ótimasss dicass ameiiiii
Eu sofro todo mês com colica e TPM
é terrivél :(

Beijão

Unknown disse...

E sobre o filé fiz sim viu flor, ficou uma deliciaaaa