8 de mar. de 2010

Dicas - Como atender bem ao Cliente

SINALIZE A PRESENÇA DO CLIENTE - Assim que o cliente se dirigir à você, dê-lhe atenção, mesmo que esteja ao telefone, peça-lhe para aguardar. Mostre o quanto ele é importante para a sua empresa.

CHAME AS PESSOAS PELO NOME - Não há música melhor para os nossos ouvidos do que ouvir o nosso nome. Nunca esqueça, porém, de tratá-lo de " Senhor " ou " Senhora " quando for uma pessoa mais velha. Se as pessoas solicitarem que você as chame de você, faça-o, mas conserve o tom profissional e evite intimidades.

SAIBA CONVERSAR - Quem trabalha em contato com o público deve ter uma voz amável e uma conversa que atraia. A voz é o reflexo da disposição e dos pensamentos da pessoa. Pela maneira de falar percebe-se o modo de pensar e sentir. Com as palavras expressamos idéias, transmitimos sentimentos, manifestamos a nossa inteligência, a nossa cultura e o nosso sistema de trabalho.

SAIBA SE DESCULPAR POR UM ERRO SEU OU DA EMPRESA - Muitas vezes, o cliente espera apenas seu pedido de desculpas por algo que saiu errado. Mostre seu interesse pelo problema e desculpe-se educadamente. Se o erro não foi cometido por você, mas por outra pessoa, desculpe-se mesmo assim, pois você também representa a empresa.

TENHA SEMPRE CANETA E PAPEL NA MÃO - Interesse-se pelo o que o cliente tem a lhe dizer. Faça anotações de recados. Não confie na sua memória para guardar números de telefones, endereços ou recados. Não é elegante escrever na palma da mão.

CONHEÇA A EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA - Procure estar atento a todas mudanças do Salão. Conheça o responsável por cada atividade. Encaminhe corretamente o cliente à pessoa que poderá atendê-lo satisfatoriamente. Nunca diga ao cliente: " Isso não é comigo." Se você não souber responder o que o cliente quer saber, sua resposta é: " Um momento. Vou verificar."

TENHA ORGULHO DO QUE FAZ - Todas as profissões são dignas de respeito. Todos nós temos o nosso papel no mundo. Valorize-se! Você faz parte da empresa e é uma elemento importante ao seu funcionamento. Não importa a posição que ocupe, procure fazer o que gosta e, assim, gostar do que faz. Desse modo, alcançará outros objetivos, pois se você se valoriza e faz o melhor no seu trabalho, o reconhecimento por parte dos seus superiores acontecerá naturalmente.

Nenhum comentário: