28 de mar. de 2010

Postura Ética e Profissional

Ética
A ética pode ser entendida como conjunto de julgamento de valor que se relaciona com distinção entre o bem e o mal. Ela cresce da reflexão crítica das atitudes humanas e cria parâmetros de moral que definem tanto o que é correto, aceitável e digno como o que é reprovável e inaceitável dentro da estrutura social. Estes padrões de comportamento, comuns a todos que vivem em sociedade, norteiam negociações, decisões e servem de referência fundamental para qualquer relaciomento social.


Ética Profissional
A aplicação dos pricípios éticos ao exercício profissional cria normas de conduta específicas para cada profissão, os chamados códigos de ética. Apenas algumas categorias profissionais têm seu código por escrito, mas todos têm responsabilidades individuais e sociais no seu dia-a-dia. Agir corretamente no trabalho depende de sua maneira de pensar, de seu caráter e da observação constante dos valores éticos.

Para o profissional da beleza a ética prevê, entre outros aspectos, respeitar e ser fiel aos seus colegas de trabalho; honrar a confiança que o cliente lhe deposita quando comenta assuntos particulares e sigilosos; aplicar corretamente as técnicas de seu trabalho; indicar produtos adequados e desempenhar suas funções visando sempre a saúde e o bem-estar do cliente.

Nenhum comentário: