19 de abr de 2010

50 dicas de cabelo - Cuidadinhos

1. Para evitar a queda de cabelo: os aminoácidos e as proteínas - encontrados em carnes, ovos, leites, e grãos - fortalecem os fios. O cobre, presente nas nozes, castanhas e ostras, estimula o crescimento. O ferro, encontrado no gérmen de trigo, nas amêndoas, passas, no feijão, nas lentilhas e folhas escuras, ajuda a dar força. O zinco, presente nas nozes e gema de ovos, reduz a oleosidade excessiva. E óleo de linhaça dá mais brilho aos fios.

2. Água quente estraga os cabelos. O ideal é lavá-los com água morna ou fria. Ela prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, resulta em frizz. Cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.

3. Prender os cabelos não tem nada a ver com fazê-los crescer mais rápido. Além disso, os fios podem se romper, principalmente se forem presos ainda úmidos, quando a elasticidade dos cabelos fica alterada e mais suscetível à ruptura.

4. Os cabelos se acostumam com um xampu depois de um tempo de uso. Como os resíduos permanecem nos fios, os bons efeitos praticamente desaparecem. Por isso, deve-se trocar de xampu sempre que os cabelos estiverem opacos e pesados. Fazer um rodízio entre marcas diferentes ou usar um xampu antirresíduos a cada quinze dias resolve o problema.

5. Dá para fazer cabelos crescerem mais rápido! Há ativos que estimulam o crescimento. Nenhum deles faz com que os cabelos cresçam mais do que 1 centímetro e meio por mês. Mas alguns fios têm déficit de crescimento e, neles, o efeito pode ser notado. Ativos como cisteína (encontrada em xampus), aminoácidos como a cerina e arginina, cafeína, serenoa repens, a urtiga, soja, vitamina B6, zinco, gérmen de trigo, levedo de cerveja, o ômega 3 e o ginseng ajudam os fios a crescer. Já ampolas de vitaminas encontradas em farmácias podem ser prejudiciais. A vitamina A, por exemplo, quando adicionada aos xampus, pode aumentar a oleosidade. - Dica de Sheila Belotti, terapeuta capilar

6. Ao terminar a lavagem dos cabelos, retire o excesso de água com uma toalha. “Os fios encharcados absorvem menos o condicionador”, diz Ricardo Chamorro, do Homa Salon, em São Paulo. Depois de distribuir o condicionador pelas mãos, aplique no comprimento, massageando cada mecha. Enxágüe por cerca de dois minutos. “Ou até a água ficar límpida”, diz Edy Silva, do Hair Station, em São Paulo.

7. Como os fios dos cabelos cacheados não são regulares, ficam sujeitos à aderência da poluição. Quanto mais secos estiverem, mais sofrem. Por isso, é importante hidratar os fios diariamente com leave-in e fazer máscaras de tratamento uma vez por semana.

8. Quem tem aquele cabelo tão liso que parece que a “vaca lambeu”, pode usar os finalizadores em spray com partículas que encorpam o fio e dão a impressão de volume. Outra alternativa são os sprays fixadores modernos, que dão textura ao cabelo sem endurecê-los. Para obter tal efeito, aplique de baixo para cima, puxando as mechas com os dedos.

9. Quem tem o cabelo “jeitoso”, aquele que não é nem liso, nem cacheado, tem dificuldades para achar finalizadores específicos. Então, siga a receita básica: hidratantes leave-in de textura suave, como a do gel-creme com leve efeito antifrizz, seguram a sua onda, literalmente. Pomadas à base de água dão brilho e definem mechas.

10. "O cabelo cacheado precisa de hidratação", afirma Eron Araújo, cabeleireiro do salão W Iguatemi, em São Paulo. Além de devolver água aos fios, os finalizadores contêm silicone, que forma um filme protetor e ajuda a controlar o frizz. Eles também podem ter fixadores, como os mousses, que mantêm os caracóis no lugar por mais tempo. A textura faz toda a diferença.

11. Quem tem cabelos compridos e lisos, deve evitar o excesso de cremes. Quando os fios estão muito hidratados, com muito condicionador, a chapinha não se fixa. Quanto mais secos e porosos eles estiverem, mais lisos ficarão após o processo. Afinal, a meta da chapinha é tirar a umidade dos fios.

12. Para um banho de creme eficaz, leia as instruções da máscara a ser utilizada, deixe o produto agir conforme o tempo indicado, enquanto a máscara estiver no cabelo, desligue o chuveiro e aguarde. Capriche no enxágüe final para não sobrar resíduos nos fios.

13. O óleo de coco natural é ótimo para hidratar os cabelos secos. Ele pode ser encontrado em casas de produtos naturais. Adicione uma colherzinha na sua máscara preferida e faça uma hidratação semanal. - Dica de Sheila Belotti, terapeuta capilar

3 comentários:

Refletindo Moda disse...

sou louca por coisas de cabelonnn =~~

Alcohol Sip and Gossip disse...

Adorei a dica número 4 eu não sabiaaa mesmo, por isso as vezes eu penso que achei o shampoo perfeito e depois de um tempo meu cabelo fica péssimo.
Ótimo post!
beeeeijão

MusicFer disse...

Oiii xará, sobre me perguntou sobre o esmalte matte, é assim, eu tenho uma base transparente e eu posso passar ela por cima de qq esmalte que ela o transforma em matte, a Big Universo até lançou uma base assim!
Bjãooooooooooo

FER